Banner Propaga News

Submersível desaparecido está prestes a ficar sem oxigênio

Cinco pessoas a bordo de um submersível desaparecido perto do naufrágio do Titanic tinham apenas algumas horas restantes de seu suposto suprimento de oxigênio, nesta quinta-feira (22), o quinto dia de uma busca multinacional no remoto Atlântico Norte.

Por Propaga News em 22/06/2023 às 11:33:21

Guarda costeira de Boston - BOSTON GUARD COAST/REUTERS

Navio francês

O navio de pesquisa francês Atalante, equipado com uma embarcação de mergulho robótica capaz de atingir profundidades do naufrágio do Titanic, que fica a cerca de 3.810 metros abaixo da superfície, chegou à zona de busca nesta quinta-feira.

Atalante foi o primeiro a usar eco-sonda para mapear com precisão o fundo do mar para que a busca do robô fosse mais direcionada, disse o instituto francês de pesquisa marinha Ifremer.

O robô, Victor 6000, tem braços que podem ser controlados remotamente para ajudar a liberar uma embarcação presa ou prendê-la a um navio para rebocá-la. A Marinha dos EUA está enviando um sistema especial de salvamento projetado para levantar grandes objetos submarinos.

O Titanic, que afundou em 1912 em sua viagem inaugural depois de atingir um iceberg, matando mais de 1,5 mil pessoas, fica a cerca de 1.450 quilômetros a leste de Cape Cod, no Estado de Massachusetts.

O Titan estava levando seu piloto e outras quatro pessoas em uma excursão em alto mar até o naufrágio, encerrando a aventura turística pela qual a OceanGate cobra US$ 250 mil por pessoa.

Questões sobre a segurança do Titan foram levantadas em 2018 durante um simpósio de especialistas da indústria submersível e em uma ação movida pelo ex-chefe de operações marítimas da OceanGate, que foi resolvida naquele ano.

Reportagem adicional de Tim McLaughlin, Rami Ayyub, Tyler Clifford, Louise Dalmasso, Daniel Trotta, Brad Brooks e Ariba Shahid

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Comentários

Galopera