O Brasil começou bem o duelo, que é considerado um clássico do beach soccer, já que as duas seleções possuem múltiplos títulos mundiais na modalidade. Rodrigo abriu o placar para os brasileiros no primeiro período.Segunda vitória da @BRBeachSoccer na #BeachSoccerWC! "🇧🇷 Venceu #Portugal por 3-2 no Grupo D 👏
" FIFA#AcrediteSempre | #AcrediteNoSeuContinente pic.twitter.com/x4lzfbJIa6— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) February 18, 2024
No segundo período, Catarino ampliou e pareceu deixar a vitória bem encaminhada.
No entanto, no período final, Portugal se encontrou e em apenas três minutos chegou ao empate, com gols de Bê Martins e Jordan.
A seleção portuguesa ainda teve uma chance de ouro para virar o jogo e garantir a vitória no tempo regulamentar. Quando restavam 25 segundos para o fim, Rodrigo colocou o braço na bola, cometendo pênalti e sendo expulso pelo segundo cartão amarelo. Na cobrança, o goleiro Bobô cresceu e defendeu o chute de Bê Martins.
No tempo extra, mesmo com um atleta a menos, o Brasil marcou com Mauricinho e conseguiu segurar o triunfo sob intensa pressão portuguesa. A cinco segundos do fim, a seleção europeia parou na trave brasileira.
Rumo às quartas de final! @BRBeachSoccer se classificou à próxima fase da #BeachSoccerWC! ✍️🇧🇷#AcrediteSempre | #AcrediteNoSeuContinente pic.twitter.com/4lvneDMjTg
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) February 18, 2024
A vitória na prorrogação - que vale dois pontos - levou o Brasil a cinco pontos na classificação do Grupo D, depois do triunfo por 5 a 3 sobre Omã na estreia. A seleção brasileira ainda enfrenta o México, na próxima terça-feira (20), a partir das 14h (horário de Brasília), no encerramento da primeira fase. Como Portugal e Omã - ambos com três pontos - se enfrentam na última rodada, não há como o Brasil terminar abaixo da segunda posição na chave, garantindo assim a classificação às quartas.
Agência Brasil