Banner Propaga News

PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira

Google se posiciona sobre o Projeto de Lei 2630/2020 que será votado antes mesmo que diversos setores da sociedade, incluindo parlamentares, tenham tido acesso ao texto.

Por Propaga News em 02/05/2023 às 12:17:19

A criação de uma legislação de internet com o potencial de impactar a vida de milhões de brasileiros e empresas todos os dias precisa ser feita de uma maneira colaborativa e construtiva.

O Projeto de Lei 2630/2020 pode ir à votação antes mesmo que diversos setores da sociedade, incluindo parlamentares, tenham tido acesso ao texto que será votado. Se for aprovado do jeito que está, o PL iria na contramão do seu objetivo original de combater a disseminação de notícias falsas.

Uma das consequências indesejadas, por exemplo, é que o PL acaba protegendo quem produz desinformação, resultando na criação de mais desinformação.

Na prática, como resultado do PL 2630, as plataformas ficariam impedidas de remover conteúdo jornalístico com afirmações falsas como "A vacina de Covid-19 irá modificar o DNA dos seres humanos.", ou seja, continuariam disponíveis na busca do Google e no YouTube, gerando ainda mais desinformação.

Precisamos melhorar o texto do projeto de lei. O PL das Fake News pode aumentar a desinformação no Brasil. Fale com seu deputado por aqui ou nas redes sociais ainda hoje.

Esse é apenas um dos riscos presentes no texto atual do projeto. Acreditamos que podemos contribuir para melhorar o texto e minimizar consequências indesejáveis para o ambiente digital no Brasil.

Saiba como o PL 2630 pode piorar a sua internet.

Marcelo Lacerda 
Diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil

Fonte: Google Brasil

Comunicar erro

Comentários

Galopera