Campo grande News
O aumento no nível do Rio Paraguai está favorecendo a retomada dos embarques de minério de ferro para exportação nos portos de Porto Esperança e Ladário. Com este cenário, de acordo com a mineradora LHG Mining, é esperado 200 mil toneladas de minério de ferro exportadas até o final do ano. "Mesmo com os desafios impostos pela escassez hídrica, conseguimos dar continuidade às exportações. Nossa projeção é superar 200 mil toneladas de minério de ferro exportadas até o final do ano. Isso garante não apenas a continuidade da nossa operação, mas também a preservação dos empregos locais, beneficiando as economias de Corumbá, Ladário e de todo o estado de Mato Grosso do Sul", destacou o diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da LHG, Rodrigo Dutra. Conforme o boletim desta quarta-feira (18), do Imasul (Instituto Estadual de Meio Ambiente), na régua de Ladário, o nível saiu de 84 centímetros para 90 centímetros. Porto Murtinho, ainda está em estiagem, mas saiu de 168 cm para 173 cm. A empresa já conseguiu realizar embarque de 12 barcaças, cada uma operando a 65% de sua capacidade total, no Porto da Granel Química, localizado em Ladário. Outras barcaças também partiram do Porto de Ladário, somando aproximadamente 40 mil toneladas. O material segue pelo Rio Paraguai até o Porto de Nueva Palmira, no Uruguai. Para o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a retomada da navegabilidade ajuda a gerar riqueza e emprego. "Essa operação é fundamental para fortalecer o setor mineral em Mato Grosso do Sul, gerando empregos, dinamizando a economia regional e consolidando nossa participação no mercado internacional. Reforça ainda o equilíbrio entre sustentabilidade e desenvolvimento econômico, essenciais para o futuro da indústria mineral no Brasil", afirmou. Seções - A hidrovia do Rio Paraguai apresenta as seções do Tramo Sul, que se estende da foz do Rio Apa até o município de Corumbá e o Tramo Norte, que conecta Corumbá a Cáceres. O Tramo Sul, por suas condições favoráveis de profundidade e largura, comporta comboios comerciais de grande porte com dimensões médias de 290 metros de comprimento, 48 metros de largura e calado de 2,7 metros. A capacidade de carga alcançada é de até 24 mil toneladas. Já o Tramo Norte tem maior complexidade logística devido à presença de assoreamentos, ilhas fluviais e sinuosidades no percurso, limitando o porte das embarcações. Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais .