Campo grande News
As ministras de Obras Públicas do Paraguai, Claudia Centurión, e do Chile, Jessica López, realizaram, nesta quarta-feira (13), uma visita à ponte em construção em Porto Murtinho, que liga o Brasil ao Paraguai pela cidade de Carmelo Peralta. Essa é uma das principais obras da Rota Bioceânica, um projeto estratégico que visa integrar quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A visita foi para ambas as autoridades fiscalizarem de perto os progressos da obra. Durante a visita, a ministra Centurión ressaltou a importância política e regional do projeto. "Há uma clara vontade dos presidentes da região em promover e apoiar obras de integração. O Corredor Bioceânico é uma grande obra que une quatro países e contribuirá significativamente para a conectividade e desenvolvimento de todos os envolvidos", afirmou. A ministra também mencionou que o Corredor Bioceânico está sendo complementado por outras importantes obras em andamento, como o terceiro trecho da rota, que se estende de Mariscal Estigarribia até o município de Pozo Hondo, na fronteira com a Argentina. Ela destacou que o projeto "está saindo do papel e se tornando realidade", o que permitirá a criação da rota mais curta entre os portos do Atlântico e do Pacífico, com o potencial de gerar novas oportunidades econômicas para toda a região. A ministra chilena, Jessica López, enfatizou o caráter histórico do projeto, destacando o impacto positivo para os países envolvidos. "Estamos vendo um sonho de longa data se concretizando: unir o Oceano Atlântico ao Pacífico. Essa conexão não só beneficiará o comércio, mas também fortalecerá os laços culturais e turísticos entre nossos países", afirmou López. Ela ainda ressaltou que os portos do Chile se tornarão uma porta de entrada estratégica para o leste da América do Sul, oferecendo significativas economias de tempo e custos para as cargas provenientes da região. A ponte - A ponte que integra o Corredor Bioceânico, prevista para ser concluída até março de 2026, terá um comprimento total de 632 metros, com um vão central de 350 metros entre estacas. Os pilares da estrutura estaiada atingirão uma altura de 130 metros, tornando-se uma das grandes obras de engenharia da região. A construção também incorporará importantes inovações em segurança e acessibilidade, incluindo estradas de 3,60 metros, acostamentos de três metros, ciclovias e pistas de pedestres. A ponte contará ainda com uma grade anti-suicídio e será projetada para suportar o tráfego de bitrens. Um aspecto simbólico da obra será o sistema de mastros, concebidos como portas que representam a integração entre os dois países. Além disso, já foram iniciadas as licitações para a construção dos acessos terrestres. No lado de Carmelo Peralta (Paraguai), o acesso será de 3,8 quilômetros, enquanto do lado brasileiro, em Porto Murtinho, serão construídos cerca de 13 quilômetros de vias de ligação. Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais .